domingo, 19 de setembro de 2010

Cinquentões de SP (parte III)

Conjunto NacionalImagine reunir em um único espaço, restaurantes, bares, cinemas, restaurantes, bares, cinemas, lojas comerciais e de prestação de serviços, além de escritórios e apartamentos. Se o conceito parece audacioso hoje, calcule nos anos 1950, quando a idéia foi tomando forma na cabeça do empresário José Tjurs, autor intelectual do Conjunto Nacional.
Ele queria Transformr a Paulista, no passado totalmente residencial, na Quinta Avenida, de NY. Para tocar o ousado projeto, escalou o recém formado Arquiteto David Libeskind.
A lâmina Horizontal, concluída em 1958, cobria todo o térreo, que formava uma ampla galeria onde se cruzavam quatro grandes corredores. Eles desembocavam em uma praça de 1.600m², com entradas por quatro vias.
Foram construídos três edifícios de 25 andares, um residencial e dois comerciais. O novo cartão- postal deu a largada para a verticalização da região.
Tudo no Conjunto Nacional é superlativo. São 124 mil m² de área construída. Estacionamento para 716 vagas, 24 elevadores, população fixa de 15 mil pessoas e flutuante de 30 mil por dia.


domingo, 5 de setembro de 2010

Cinquentões de SP (parte II)

Paulicéia


Outro prédio cantado e prosa e verso é o Paulicéia, que tem esse nome por disponibilizar 120 unidades residenciais na avenida mais famosa da cidade, a Av. Paulista. Projetado pelo Francês Jacques Pilon em co-autoria com o italiano Gian Carlos Gasperini, o edifício tem um irmão quase gêmeo na rua paralela a São Carlos do Pinhal. A idéia mirabolante da dupla era que "as duas torres conversassem"."De fato, isso acontece. As duas lâminas falam entre si e com a cidade, voltadas para as suas respectivas avenidas. O projeto do conjunto, que engloba edifíciose áreas verdes, corresponde ao ideal moderno de cidade.Tem certa equivalênciae é contemporâneo às superquadras de Brasília", explica o arquiteto Marcos Acayaba.O prédio é revestido com pastilhas azuis- As do vizinho nos tons de marrom- e no térreo, há uma praça restrita aos moradores. Outras particularidade é a composição plástica que não deixa transparecer, porta afora, as unidades de um, dois, ou três quartos.
Cada tipo de apartamento dispõe de entrada própria no térreo, o que aumenta a privacidade. As janelas , enormes, ocupam toda a fachada principal e deixam passar luz intensa.
Detalhe: o prédio, como vários outros, incluindo o Bretagne, está em processo final de tembamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico ,Artístico,Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat)


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

100 anos

100 anos. O Corinthians chegou lá. O mais maltratado, humilhado, estigmatizado, discriminado e destrambelhado dos clubes brasileiros chegou à sua primeira centena de anos mal vividos.
O time que mais tempo ficou em jejum de títulos dentre os grandes, foram 23 anos entre 1954 e 1977. Que até 1990 (seu aniversário de 80 anos!) só ganhava o paulistinha.
Que até ganhou alguns títulos importantes depois disso, mas muitos deles questionados por erros de arbitragem. E nenhum deles de relevância internacional.
Sem nenhuma libertadores! Nem uma sul-americana, nem uma copa comenbolzinha sequer!
Sem passaporte.
O time que dizem ser dos pobres, favelados, maloqueiros e sofredores. Ou como cantaria o comedor Chico Buarque, se corintiano fosse: “o time da romaria dos mutilados, da fantasia dos infelizes, do dia a dia das meretrizes, dos bandidos, dos desvalidos...”.
O time dos para alguns indesejáveis, porém indispensáveis, motoboys decepadores de retrovisor.
O clube que em 100 anos não conseguiu construir uma porra de um estádio para jogar! Até a transposição do Rio São Francisco conseguiu começar antes do Corinthians construir sua casa! Até o Roberto Marinho conseguiu morrer antes disso acontecer! Ocorrerá o mesmo com Oscar Niemeyer? Incrível!
“Corinthians, um time de merda que fez 100 anos ‘sem ter nada’”, diria um torcedor adversário com desprezo.

Mas hold on! Se é um time tão desgracento sem-vergonha, por que estou ouvindo fogos de artifício intermináveis nesta madrugada de 1º de setembro de 2010, do alto de meu modesto flat alugado na região central de São Paulo (vim a trabalho, cobrir o aniversário do Noroeste, que também faz 100 anos hoje, olha que legal!)?
Por que tem tanta gente feliz com o Corinthians? Mais além, por que TANTA gente torce pelo maltrapilho time alvinegro? É a segunda maior torcida do Brasil, e isso sem os argumentos de “hexacampeão”, “tri mundial” e “libertadores” no currículo. E mais: sem a ajuda dos meios de comunicação dominantes, que favorecem o futebol carioca nas transmissões para o resto do Brasil.
Por que o Corinthians consegue ser um time grande, afinal?
Tradição talvez. Carisma? Pode ser. Identificação com o povo? Com certeza! O time dos favelados consegue vencer os times da classe média e da elite. E em cada pequena vitória, uma comemoração enorme. No Corinthians, qualquer torneiozinho vencido é uma glória sem tamanho. Tem felicidade ali, amigo.
{modo polêmico on} Não é à toa que o Palmeiras só é um time grande ainda porque o Corinthians precisa de um rival à altura para jogar um clássico. Se não já tinha virado um Guarani. Também não é á toa que o São Paulo morre de inveja do Timão, pois por mais que vença 300 mundiais, nunca vai ter uma torcida masculina como o alvinegro. E também não é à toa que o Santos pode ter o craque moleque que for, mas não faz diferença, pois todo mundo conhece no máximo uns dois ou três torcedores do Peixe. {modo polêmico off}
Os três outros grandes paulistas consideram o Corinthians como seu principal rival. Tô mentindo? E o resto do país também respeita, pois se brincar seus estádios são invadidos por um bando de 70 mil loucos.
Um time capenga, mas que tem um charme. Pobre, mas feliz. Perdedor, mas invejado.

É, Corinthians. Você definitivamente não é o campeão dos campeões. Também não é orgulho dos desportistas do Brasil. Mas com certeza é o clube mais brasileiro!

Parabéns!

Maracanã, 1976 – Fluminense vs Corinthians

por Lamartine du Derby

Recebi por email, e achei maravilhoso!
bom final de noite Nação! e mais uma vez, Parabens Corinthians!


1º DE SETEMBRO


Corinthiano,
tem várias maneiras de reconhecer um..
Você bate o olho, e vê..
pelos panos, a gíria, pelo jeito de falar,
as palavras que o "mano" usa!
Os costumes, as gingas... pode reparar!

Corinthiano só anda em bando! (bando de loucos!!)
é.. São mais de 30 milhões... uma nação!
Sabe oq é isso?
Maior que portugal.. que o Chile..Que a austrália.. e você ja viu por um acaso o tamanho da Austrália?

Uma nação, nesse 1º de setembro de 2010, o dia do centenário foi reconhecido pelas autoridades, oficialmente!!
Você sabe oq é isso? REPÚBLICA POPULAR DO CORINTHIANS!

éé.. responsa!!!

(Nike)



Mesmo que a bola não entre,
mesmo que o Pacaembú se cale,
mesmo que a vitória esteja longe.
Serei Corintiana seja longa a jornada, seja dura a caminhada.
A queda do gigante repercute mais que a vitória do medíocre,
eu não vivo de títulos, eu vivo Corinthians.
Corinthians no peito, na alma, no grito e nas palmas!!!

Parabéns a toda nação Corinthiana!
Hoje o dia é nosso!